Tablatura de guitarra acústica - é partitura real?

Como um violonista iniciante, você provavelmente está se perguntando se aprender suas músicas com tablaturas de violão é tão bom quanto obtê-las de partituras "de verdade". Aprender a tocar violão é uma grande aventura que às vezes é um pouco prejudicada pela perspectiva de ter que aprender a ler música. Mas para a maioria dos guitarristas acústicos, aprender todos os símbolos e teoria relacionados com a notação musical não é realmente necessário.

A tablatura para violão tem certos pontos que lhe dão uma vantagem sobre a notação musical padrão. Na verdade, os historiadores nos dizem que a tablatura era usada para gravar composições musicais muito antes da notação convencional. Eles não parecem ter muita idéia de como os músicos atribuem valores de notas a composições que nunca ouviram tocar. Talvez não fosse um problema no século XVI.

Então, o que você aprende com as guias? A tablatura mostra diagramaticamente onde as posições dos dedos são indicadas usando números que representam os trastes da guitarra ao longo de linhas horizontais que representam as cordas. A nota G tocada na primeira corda (mais fina) é mostrada pelo número 3 escrito na linha superior da tablatura. Às vezes, a pessoa que escreve a tablatura agrupa as notas para mostrar que todas têm o mesmo valor, mas essa não é uma regra rígida e rápida.

Hammer-ons, string bends, pull-offs e outras técnicas são mostradas por símbolos. Cada redator de tablaturas tem sua própria ideia da melhor maneira de mostrar como tocar a música, e geralmente inclui uma legenda mostrando seus símbolos em cada tablatura. Com a ajuda de tablaturas de guitarra, você pode aprender novas músicas rapidamente sem se dar ao trabalho adicional de aprender a notação musical convencional.

Apesar do fato de que o tempo e as assinaturas de tempo não estão incluídos, às vezes é mais fácil para o guitarrista pegar música da tablatura. A facilidade com que você pode aprender a ler tablatura significa que seu progresso no violão não é retardado pela necessidade de lidar com coisas como o uso de afinações alternativas.

Outro bônus está na facilidade em compartilhar músicas de violão na internet. A guia de guitarra é facilmente escrita em um computador por meio de código ASCII, o que facilita o envio por e-mail ou a postagem na web. Talvez quando você tiver alguma experiência em tocar guitarra, você possa tentar escrever algumas músicas para si mesmo. Uma grande chance de ver as dificuldades que os compositores enfrentam para o violão. Infelizmente, o debate sobre questões de direitos autorais tornou a postagem de tablatura de guitarra um pouco controversa, mas você ainda pode compartilhar a tablatura em particular por e-mail.

Muitos professores de violão proclamam as virtudes de aprender a ler partituras. Alguns até pensam que você não é um músico "de verdade", a menos que possa ler música "de verdade". Se você tem um desejo ardente de seguir uma carreira na música, a versatilidade dada pela capacidade de ler música será uma vantagem definitiva. Mas se você olhar para tocar música como uma forma de cada indivíduo se expressar de uma maneira única, então como você escreve sua música não é um dos maiores problemas da sua vida!